terça-feira, 8 de outubro de 2013

Saúde e a sua evolução

Evolução dos conceitos de saúde:

Na maioria dos povos e civilizações antigas- as doenças eram problemas de alma e não de corpo. Estas doenças eram bastante afectadas por entidades divinas, para isso os curandeiros utilizam:

-Plantas.
-Magia, espíritos.
-Corpos de animais mortos.




Na antiga Grécia e Roma- pensava-se que havia quatro líquidos corporais (humores):
-O sangue.
-A bílis amarela.

-A bílis negra.
-A fleuma.

E era a partir do desequilíbrio destes líquidos provocados por forças externas(tempo, modo de vida...) que fazia as pessoas adoecerem.

Foi com Hipócrates-(sec. IV-V médico grego que acreditava que as doenças eram causas naturais) Que a medicina passou-se a basear na observação directa do doente e no raciocínio dedutivo. transformou o conceito de saúde numa ciência.


(Hipócrates)

Juramento de Hipócrates-"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário."












Sem comentários:

Enviar um comentário